ATENÇÃO SITE MELHOR VISUALIZADO NO CHROME OU FIREFOX

O que você procura?

Literatura fantástica brasileira: o novo boom de histórias de mistério e terror

O ano de 2007 consagrou-se como o ano da literatura fantástica brasileira. Foi uma verdadeira invasão de histórias sobre vampiros, lobisomens e até etes. Diante de uma certa facilidade em publicar livros em editoras, (algumas por demanda) muitos autores têm tido a oportunidade de publicar suas obras, seja em versão impressa, seja em versão digital (e-books). As editoras abriram as portas para esses autores, a editora Novo Século, por exemplo, abriu uma série chamada Novos Talendos da Literatura Brasileira, onde a série é composta apenas por obras de novos escritores, obras essas de excelente qualidade, tanto textual quanto de diagramação, finalização e capa. Os temas mais comuns foram os relacionados aos vampiros, seres místicos envoltos nas trevas e melancolia, que deixaram de ser humanos, mas conservam os seus sentimentos e na sua sede por sangue, perseguem a vida perdida e a ânsia de se sentirem vivos. André Vianco, um dos mais conhecidos neste tema, escreveu nove livros sobre vampiros. Sua trajetória se iniciou com o livro Os Sete, onde ele publicou com custo próprio até ser descoberto por uma editora. Muitos outros escritores têm uma história parecida, a maioria custeou a própria obra para posteriormente publicar por uma editora. Os vampiros, apesar de serem seres sanguinários, têm se tornado mocinhos em muitas histórias e conquistando cada vez mais fãs deste gênero literário, e para quem pensa que só os góticos são arrebatados por esse tipo de tema, muito se engana, pelas comunidades do Orkut, pode-se observar que a variedade de "tribos" que curtem as histórias é imensa e de todas as idades.
A própria divulgação das obras é feita através de comunidades da internet, tendo o Orkut como principal meio. Um último lançamento sobre vampiros e que teve maior repercussão foi o Livro Amor Vampiro, onde sete escritores: Adriano Siqueira, André Vianco, Martha Argel, J. Modesto, Nelson Magrini, Regina Drummond e Giulia Moon, participaram escrevendo contos relacionados ao amor dos vampiros, os contos são variados, algums retomam da época de Jesus, outros na idade média, outros ainda retomam épocas atuais e até amor entre vampiros e bruxas. A noite de autógrafos foi na livraria Cultura do conjunto Nacional e reuniu diversos fãs, muitos deles vestidos a caráter.
Outras obras seguem surgindo, o Livro Negro dos vampiros, um projeto que reúne mais de 50 contos escritos por escritores amadores, foi lançado na casa das Rosas, local preferido para reunião de fãs e escritores.
Dia 19 de Abril, também na Casa das Rosas, um novo Lançamento está agendado, o Livro faz parte do Site Vampirus Brasil e reúne 15 contos ilustrados, com a participação de diversos escritores, dentre eles, a própria Denise MG, a organizadora do Site, onde aborda diversos assunto e informações sobre o gênero terror.

Um comentário:

  1. Olá Andrea, tudo bem?!?!
    Escontrei seu blog através de um amigo e pude perceber que vc curte mto livros de fantasia e terror.
    Sou escritor iniciante e depois de um árduo caminho, estou em vias de conseguir publicar meu primeiro livro. Postei recentemente a sinopse oficila do livro no site www.lordesdethargor.com, onde tbm tem mto material sobre os lugares, reinos e personages que compõem esta idéia.
    Vim té convidar a conhecer este livro e um pouco do meu trabalho.
    Gde abraço e espero vê-la em Thargor.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário e volte assim que possível para ler a resposta^^