ATENÇÃO SITE MELHOR VISUALIZADO NO CHROME OU FIREFOX

O que você procura?

"Got Fangs? - Confessions Of a Vampire's Girlfriend" de Katie Maxwell

olá amigos, trago a vocês uma resenha de mais um livro de mistério sobrenatural escrita pela jornalista Jaqueline de Marco do blog Na Prateleita: “Got Fangs? - Confessions Of a Vampire's Girlfriend” da autora americana Katie Maxwell. A obra faz parte de uma série chamada Dark One, que já conta com dois livros publicados nos EUA. Sem previsão de lançamento aqui no Brasil.

Got Fangs (a tradução seria mais ou menos como “Tem presas?”. Provavelmente uma sátira a propaganda americana famosa “Got Milk?”) conta a história de Francesca Getti, uma garota de dezesseis anos que quer ter uma vida normal, onde ela seria apenas mais uma na multidão... pois assim ninguém saberia o quanto esquisita ela é.

Arrastada pela Europa por sua mãe para se juntar a uma Feira Gótica (um grupo viajante de psíquicos, mágicos e uma variedade de outras esquisitices), Fran tem que lidar não só com a angústia normal de sempre ser um peixe fora d'água, mas também com o fato de ser uma psicometrista (capacidade de subtrair de alguém ou de algo seus pensamentos, sentimentos e passado).


Com a ajuda de seus poderes, Fran começa a procurar o autor de roubos realizados na feira. Entre as investigações, ela tem que aprender a lidar com uma amiga imortal, uma chefe leitora de mentes, uma mãe bruxa, um demonologista que pensa ser Elvis Presley e um Moravian Dark One (Vampiro) chamado Benedikt, que afirma que Fran é a chave para a redenção de sua alma.

Spoilers!

O livro tem uma história fraca, mas não é exatamente ruim. Quase todos os clichês de histórias sobrenaturais foram colocados no livro, o que deixa muito claro o desfecho da história antes mesmo dela acontecer.

Apesar disso, a trama é leve, o texto simples de se ler e a autora mostrou criatividade ao criar os personagens. Durante toda a história existem pontas de humor e pontuais romances.

A personagem principal, Fran, é carismática. Mas, apesar, disso eu poderia dizer que ela se encaixa bem ao “padrão adolescente” de hoje: descontente grande parte do tempo, costuma reclamar da vida e constantemente se menospreza, achando que devido ao seu problema é uma aberração.

Algo que me incomodou no livro foram os diálogos em excesso. Mesmo melhorando um pouco do meio para o fim, eu não sou muito fã desta forma de escrita. Prefiro textos mais narrativos e descritivos.

A Feira Gótica (que por diversas vezes me lembrou um circo) é o único cenário da trama, não existem aquelas “famosas” cenas no colégio, numa clareira... nada disso. Tudo se passa na feira e nos seus arredores. Por mais que pareça limitado, o local é interessante, cheio de peculariedades.
O par romântico de Fran é o carinhoso, misterioso e super protetor Benedikt. Na história o que chamamos de “vampiro” significa, na verdade, Moravian Dark One, e Ben é um deles. Ele tem pelo menos 300 anos e é filho de uma humana com um Dark One.

De acordo com Ben, sua alma só será redimida quando ele se juntar a sua Amada... que é Fran. Aí está um ponto chave: como ele sabe que ela é a sua Amada? Acredito que a autora tenha deixado o assunto “no ar” para ser mais aprofundado nos próximos livros, mas ficou estranho a Fran nem sequer se perguntar sobre isso.

Em meio a inúmeras brigas e conversas engraçadas, Ben e Fran formam um casal agradável, sem aquelas cenas água com açúcar comuns. Os clichês ficam mesmo a cargo de um amigo ciumento, uma mãe bruxa destrambelhada, um pai ausente, uma mocinha principal com problemas de identidade entre outros.

Eu recomendo o livro para aqueles que não têm muita experiência com este tipo de leitura e está sendo introduzido aos enredos sobrenaturais agora, pois a história mesmo redondinha é fraca. Vale como umas horinhas de diversão, nada mais.

A Katie Maxwell vai lançar em novembro de 2010 um livro contendo os dois primeiros livros da série, Got Fangs e Circus of the Darned (2° livro), além de um novo glossário e notas da autora, chamado Confessions Of a Vampire's Girlfriend. Provavelmente vai valer mais a pena comprar essa nova edição.

Ficha Técnica
Tìtulo Original: Got Fangs?
Autor: Katie Maxwell
Ano de lançamento: 2005
Editora: Smooch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário e volte assim que possível para ler a resposta^^