ATENÇÃO SITE MELHOR VISUALIZADO NO CHROME OU FIREFOX

O que você procura?

Folhas de outono

Li o livro folhas de Outono de Lucy Dias Ramos e digo que é uma ótima leitura para aqueles que tem idosos em casa, para aqueles que são idosos ou ainda para aqueles que tem medo de envelhecer.
Você tem medo de envelhecer? São tantas coisas que a gente vê por aí, tanto desrespeito e impaciência para com os idosos que faz a gente pensar se algum dia vai querer passar por isso.
Acho que a gente tenta não pensar que um dia pode envelhecer e não poder fazer mais as mesmas coisas que fazia antes.
Um fato que vem ocorrendo é que a expectativa de vida das pessoas vem aumentando e muito, antes se era considerado velho aos 60 hoje essa expectativa aumentou para uns 80. Os idosos são mais cobrados hoje em dia, como a expectativa de vida subiu, tudo ficou mais difícial, quem paga plano médico que o diga. Fora a carência de profissionais especializados em idosos.
O livro folhas de outono trabalha a questão do idoso, do envelhecimento numa visão que trás à tona nossas preocupações e trata com muito carinho essa questão tão pouco comentada, num mundo que não está preparado para os idosos e que está tentendo a ter, mediante ao aumento da expectativa de vida, um numero cada vez mais significativo de idosos. Ele mostra que o idoso não deve considerar-se no final da vida, deve considerar esta uma fase nova, uma fase onde pode-se aproveitar coisas que quando jovens não podiam por conta das responsabilidades impostas na idade jovem.

Folhas de Outono tras uma luzinha sobre tantas questões, ele ensina que a terceira idade tem que ser vivida com gosto de vida, com o pensar de que as coisas não estão no fim, mas estão no começo, num começo onde a vida pode ser aproveitada de maneira suave.

Infelizmente não tive um convívio ativo com meus avós, não pude desfrutar quando criança do convívio com eles, por isso valorizo ter meus pais por perto, pois um dia eles serão avós e meus filhos (um dia os terei, lógico) poderão desfrutar deste convívio que não pude desfrutar e com certeza aprenderão muito com eles.
Sobre o envelhecimento O que você prefere?

- Aceitar que está envelhecendo e a proveitar o máximo dessa fase?

- Ou ir contra isso a qualquer custo, se fechar, não ser condizente com a sua idade e não aproveitar o que a 3ª idade pode ter de bom?

Esse livro mostra que o envelhecimento é um caminho que chega para todos e cabe a cada um a maneira como se adequar às novas situações que irão vir.

Se sentir útil numa sociedade cheia de tantos agitos parace ser difícil para um idoso, mas não é impossível,a família tem um papel primordial, o de inserir o idoso em seu cotidiano como uma pessoa útil.

Ser útil nos faz bem, nos tira do marasmo e não deixa a mente vazia para pensar em coisas que por ventura possam apenas nos fazer mal.

Não devemos ter medo do envelhecimento, devemos aproveitá-lo e não viver no passado, mas viver no presente, curtir as coisas boas que a vida na terceira idade pode oferecer, viver no passado torna a pessoa triste e amarga, viver no presente faz ver a coisas da melhor maneira possível.

A escritora passa muitas mensagens otimistas sobre a terceira idade e mostra que o melhor caminho para conviver com esta etapa da vida é não se entregar ao passado e sim viver o presente de maneira ampla, sem apego ao que já passou, aos ressentimentos, se sentir útil e ser útil é uma das formas de se sentir feliz.

Caminhe, vá a parques, praças ou praias, curta a família e os netos e acima de tudo, não se isole.

Envelhecer pode ter dois viés, o da pessoa que apenas espera a sua hora chegar, se fechando para as coisas boas, o convívio social, ou o da pessoa que se sente útil, procura fazer a sua vida ser cada vez mais produtiva, tanto no sentido intelectual quanto o físico, ser uma pessoa que gosta de viver e conviver com próximo, que vê a vida com alegria sem amarguras.

Leitura aprovada e recomendada :)

Um comentário:

  1. Diferente esse livro, mas interessante, é legal ter algumas coisas sobre os nossos idosos, as pessoas dão pouca atenção à eles, sem perceber um um dia serão como eles.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário e volte assim que possível para ler a resposta^^